O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) começou o processo de transferência para o Centro Administrativo do Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (17). De acordo com a Defesa Civil, o prédio onde a central de emergências funciona, no bairro Tirol, zona Leste de Natal, tem risco de desabar. A operação de mudança, no entanto, só deve ser concluída no final de novembro.
As informações são do comandante do Ciosp, o major Carlos Macêdo. Segundo ele, a mudança será lenta porque mais de 200 equipamentos devem ser transferidos sem prejudicar o atendimento à população. “É um processo complexo que exige vários procedimentos. Explicando de forma simples, temos que trocar o pneu com o carro andando”, declara.
O novo Ciosp deve funcionar no Centro Integrado de Comando e Controle. Ao todo, cerca de 100 estações de trabalho serão transferidas. "Mesmo com a situação difícil do prédio, não podemos parar de oferecer esse serviço essencial à sociedade. É por isso que estamos arriscando nossas vidas diariamente no prédio antigo”, coloca o comandante.
De acordo com uma publicação no Ministério Público, que recomandava a reforma imediata do prédio atual, o Ciosp do Rio Grande do Norte é reconhecido como uma das centrais de atendimento de ocorrências mais eficientes em nível nacional, pela quantidade de ligações atendidas, informações prestadas e pelo controle interno de suas atividades, contando com modernos equipamentos de tecnologia de informação, comunicação, gravação de áudio e videomonitoramento, avaliados em torno de R$ 21 milhões.
O serviço de teleatendimento de emergências do Ciosp, sob o número 190, funciona de forma ininterrupta, 24 horas por dia, 365 dias por ano, concentrando todas as ocorrências na Região Metropolitana de Natal, atendendo ocorrências pertinentes à Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, à Polícia Civil, à Defesa Civil Estadual e Municipal, Guarda Municipal, ao Instituto Técnico-Científico de Polícia, ao SAMU e outros órgãos.
fonte:G1RN
Postado por: GTO MACAU
Nenhum comentário:
Postar um comentário