Missão dada parceiro, é missão cumprida !

Missão dada parceiro, é missão cumprida !
Missão dada parceiro, é missão cumprida !

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

GTO PRENDE MULHER POR RECEPTAÇÃO EM MACAU


Joseane de Souza Costa, 23 ANOS
Após informações O GTO MACAU descobriu que a Sr.(a) Joseane de Souza Costa, teria recebido um gelágua furtado da escola Edinor Avelinio, conhecida por escola modelo. O furto teria sido praticado por viciados, e segundo a informação, Joseane teria trocado o gelágua por drogas. Em diligências, o GTO conseguiu localizar Joseane, que afirmou que estava com o gelágua e teria comprado o mesmo pelo valor de R$ 50,00 (cinquenta reais).

Joseane já foi presa pelo crime de tráfico de drogas, e atualmente estava cumprindo pena no regime domiciliar. A mesma foi conduzida para a 5ª DRP, apresentada a autoridade policial, que tomou as providências cabíveis.

postado por: GTO MACAU.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

EXCLUSIVO: Homem torna-se "Herói em Macau".

Hoje, 28/11/13 - quinta-feira, dia em que costumamos postar as notícias diárias das ocorrências no setor policial. 

Decidimos em postar uma única reportagem homenageando e agradecendo, em nome de todo GTO de MACAU como também de toda 1ª CIPM que bem sabem do seu trabalho e dedicação, a um Policial Militar de grande prestigio pela instituição e pela sociedade. 

Policial esse reconhecido como um profissional especial, pois, como poucos conhecem a região, suas dificuldades e suas necessidades. A esse homem que tantas vezes resolve problemas não relacionados diretamente com a segurança pública, orientando, auxiliando e encaminhando. Um verdadeiro "herói da segurança pública", pois trabalha com as dificuldades e perigos das situações mais corriqueiras e anormais, sem nunca saber o que lhe espera e o que enfrentará. 

Companheiro esse que trabalha muito mais do que suas horas obrigatórias, se preocupa muito mais do que deveria, arrisca sua vida muito mais do que a prudência recomendaria. No entanto, apenas sente o prazer de salvar uma vida, impedir uma injustiça ou fazer com que o algoz não consiga prevalecer sobre um pai de família e sabemos também, como o senhor, que não há recompensa maior.

Gostaríamos de redigir muito mais sobre as qualidades desse LÍDER e não apenas Comandante que entrou para História da 1ª CIPM e da sociedade macauense, mas, seria escrever muito e mesmo assim ainda não conseguiríamos. 

Então é melhor resumir! 

Te desejamos nossos mais sinceros votos de felicidade e um

FELIZ ANIVERSÁRIO.


Á André Luis Fernandes da Fonseca, vulgoMajor Fernandes,  um verdadeiro HERÓI. 




Postado por: GTO MACAU






quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Governo do Estado comemora 179 anos da Polícia Militar do Rio Grande do Norte



O Governo do Estado comemora, nesta quarta-feira (27), os 179 anos de criação da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e os 50 anos de fundação do Hospital Central Coronel Pedro Germano. O evento comemorativo em alusão às datas será realizado às 9h, no auditório Morton Mariz, no Centro de Convenções de Natal e contará com a apresentação da Banda de Música da Polícia Militar, que fará uma homenagem aos 100 anos da Valsa Royal Cinema.

Na ocasião, também serão entregues a medalha do Mérito Policial Soldado Luiz Gonzaga a mais de cem personalidades – entre civis e militares. Esta é a mais alta comenda da Polícia Militar e é entregue àqueles que prestam importantes serviços à Segurança Pública do Estado. Profissionais civis e militares da área da saúde também serão homenageados com uma medalha comemorativa ao cinqüentenário do Hospital da Polícia Militar.

Já o Diploma Amigo da PM será entregue a 30 jornalistas que cobrem a área policial no Estado. “Esta é uma forma de agradecer pelo trabalho desenvolvido por estes amigos da imprensa que divulgam os nossos serviços, as nossas operações e que, com isso, nos ajudam a melhorar ainda mais o nosso desempenho, além de ser também uma forma de aumentar o vínculo entre a imprensa e a instituição”, pontua o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Francisco Canindé de Araújo.

Durante o evento serão expostos estandes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), BP Choque e do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). No espaço destinado ao Bope será apresentado, pela primeira vez, à imprensa o esquadrão antibombas que oferece uma tecnologia de ponta com robôs, scanners e outros equipamentos. Ao final do evento será feito o lançamento do livro sobre a história do Hospital Pedro Germano, de autoria do Coronel PM Ângelo. 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

SERVIR E PROTEGER.

 Esse é o nosso lema. Parabéns a gloriosa Polícia Militar.

ROCAM-02 AGE RÁPIDO E RECUPERA CARRO TOMADO DE ASSALTO. FAMÍLIA FOI SURPREENDIDA POR CASAL DE ASSALTANTES EM CASA.

Por volta das 22:00hs desta terça feria 26 novembro de 2013, um casal de assaltantes chegaram a uma residência no bairro Liberdade I em Mossoró, onde de arma em punho renderam a filha do dono da casa que estava com seu namorado, assim como o pai da mesma. Após anunciarem o assalto o casal levou o veículo da família e o aparelho celular do proprietário do veículo. Na fuga algumas pessoas repassaram informações que um veículo tipo Prisma de cor branca teria passado em alta velocidade em uma estrada carroçável que liga o bairro Bom Jesus a cidade de Governador Dix Sept Rosado. 
A ROCAM-02 Comandante Cabo Renixon e os Sds Alan e Nogueira seguiram no mesmo roteiro, e antes de chegarem a cidade de Governador se depararam com o veículo as margens da RN-117 com um dos pneus estourados. 
O proprietário foi comunicado e se dirigiu ao local com a chave reserva onde trocaram o pneu e conduziram o carro para a DP Plantão para o auto de entrega na própria delegacia. 
Em conversa com a vítima ele informou que estava em casa, na companhia da sua filha e do seu namorado, quando foram rendidos por este casal. "Graças a agilidade dos policiais e as informações repassadas pela população, conseguimos recuperar o carro". "O meu celular infelizmente não foi localizado" finalizou a vítima com palavras de agradecimentos por estarem todos bem após o susto. A polícia informou que após estourar o pneu o veículo desceu a barreira e os ocupantes abandonaram o mesmo.

passando na hora



Postado por: GTO MACAU
fonte: passandonahora

Adolescente suspeito de homicídio é executado em São José do Mipibu

Fotos: Sérgio Costa

Um adolescente de 17 anos foi executado na rua da Linha, na noite desta terça-feira (26), em São José do Mipibu, região Metropolitana de Natal. Edson Rodrigues da Silva estava sentado em uma calçada com a namorada, próximo a residência que morava, quando foi surpreendido por um atirador que chegou em uma moto. Segundo a polícia, o criminoso usou uma pistola 380 e atirou oito vezes em direção à vítima.
De acordo com a mãe de Edson, Edileusa Rodrigues, o filho tinha amizades que eram consideradas suspeitas, mas nunca apresentou comportamento que pudesse desabonar sua integridade, no entanto, preocupava-se com o que poderia acontecer devido as pessoas que ele se acompanhava. "Ele era um menino normal, mas tinha umas amizades erradas daqui mesmo da cidade e que podem ter resultado nisso", relatou.
O delegado Pedro Paulo Falcão, da Delegacia de Plantão da Zona Sul, esteve no local do crime e colheu outras informações sobre a vida pregressa da vítima. Pedro Paulo informou que o jovem era suspeito de ter assassinado o próprio primo ha dois anos e estava sendo investigado pela participação no tráfico de drogas na localidade.
"Assim que cheguei aqui com a minha equipe já fui procurado por um dos familiares que me relatou detalhes da vida do adolescente. É lamentável um jovem terminar a vida tão cedo e desta forma", disse. A polícia militar não conseguiu colher informações sobre as características do criminoso e com isso teve dificuldades para realizar diligências e localizá-lo.

Postado por: GTO MACAU
fonte: portalbo

Trio assalta bar em Neópolis e policiais que estavam no local reagem atirando


O assalto aconteceu em um bar na Avenida dos Pinheirais, no bairro Neópolis, zona Sul de Natal. Três homens armados chegaram em um veículo de modelo não identificado, invadiram o estabelecimento e realizaram um verdadeiro arrastão. No entanto, acabaram surpreendidos por policiais que estavam no local.
De acordo com um funcionário, que preferiu ter a identidade preservada, o trio estava armado e foram bastante violento. "Eles chegaram rapidamente já anunciando o assalto e pegando os pertences dos clientes que estavam nas mesas, foi um terror", disse.
Ainda de acordo com testemunhas, dois policiais à paisana estavam em uma das mesas e reagiram o assalto atirando em direção aos criminosos. Houve uma intensa troca de tiros e correria no local que estava lotado.
Um dos assaltantes acabou ferido, mas foi levado pelos próprios comparsas, que fugiram com destino ignorado com os produtos roubados. Policiais do 5º Batalhão da Polícia Militar foram chamados, no entanto, até o momento, nenhum suspeito foi localizado.

Postado por: GTO MACAU
fonte:portalbo

terça-feira, 26 de novembro de 2013

MAIS UM "TRAFICANTE" é preso em Macau pelo GTO. MENOS UM NAS RUAS.

Luciano Luiz de Amorim


Mais um traficante preso em Macau/RN. Ao comando do Aspirante Inácio, a guarnição do GTO tirou de circulação o infrator conhecido por LUCIANO. Essa peça rara vendia maconha, mas, passou a comercializar "péda de Crack", porque, segundo ele "dá mais lucro". Já pensou? Lucrar honestamente, neguinho não quer. Vai lucrar agora na cadeia entupida de preso...

texto: Ten Silva Neto
Postado por: GTO MACAU


NOTA DO BLOG: As fotos falam por se só, 18 pedras de Crak e dinheiro fracionado apurado nas vendas dos entorpecentes. 

O interessante é que, enquanto, tem algumas pessoas preocupadas com as imagens de traficantes e bandidos que são divulgadas nas redes sociais e blogs (inclusive no nosso), o Policial Militar que foi atingido na perna no confronto do assalto ao Banco do Brasil na cidade de Apodi e que estava em sua folga, mas, mesmo assim saiu para defender a sociedade, esteve precisando de sangue e está precisando de ajuda financeira para comprar os medicamentos que são muitos e também caros. Porém, a não ser os próprios colegas da polícia, ninguém esteve preocupado.

A sociedade precisa saber quem estar trazendo o mal a ela mesma. E o trabalho de divulgação de imagens nas redes sociais e blogs tem nos ajudado e MUITO, por parte da sociedade que os identifica-os e nos avisam, na captura desses meliantes que assolam a paz coletiva. 

"Gostaria-mos que o traficante sentisse constrangimento quando fosse vender uma pedra de Crack a uma criança de 10 anos".

Postado por: GTO MACAU




PMs debaterão estrutura da polícia na Comissão Especial de Segurança - Desmilitarização das polícias

Audiência pública amanhã continuará debate sobre novos arranjos na segurança pública, entre eles a desmilitarização das polícias, contida em proposta de emenda constitucional. Colegiado deve apontar soluções para o financiamento do setor no Brasil


Relator, Taques conversa com Vital, que preside a comissão temporária que discute soluções para a segurança no Brasil Foto: Geraldo Magela

Policiais militares e representantes dos corpos de bombeiros de vários estados debaterão amanhã com os senadores da Comissão Especial de Segurança Pública a estrutura da polícia. Na última quarta-feira, os policiais civis cobraram mais autonomia orçamentária e administrativa para o setor e condenaram a falta de integração das polícias. Também receberam críticas a burocracia e o “bacharelismo” na estrutura policial. Na ocasião, o senador Pedro Taques (PDT-MT), relator da comissão, disse que a sociedade brasileira vê a segurança pública como “falida”.

Um novo desenho para a segurança pública é objetivo de uma das propostas de emendas à Constituição (PEC 51/2013) em análise pela comissão especial dedicada ao setor. Apresentada pelo senador Lindbergh Farias (PT-RJ), a proposta prevê, entre outras medidas, a ­desmilitarização das polícias. “A excessiva rigidez das polícias militares deve ser substituída por maior autonomia para o policial, acompanhada de maior controle social e transparência”, diz o senador na justificação da matéria.



A desmilitarização da polícia é um dos temas em debate no colegiado Foto: CCS/PMDF

De acordo com o projeto, essa mudança deve vir junto com uma política de ­valorização dos profissionais, inclusive com o pagamento de salários melhores. Além disso, a PEC dá às cidades o direito de criar polícias municipais e designa a União como a encarregada de estabelecer as diretrizes gerais ­da segurança pública.
Foram convidados para o debate de amanhã, entre outros, o presidente do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares, Carlos Alberto dos Santos; o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Márcio Martins Sant’ana; o presidente da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares (Anaspra), Pedro Queiroz; o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Marcos Leôncio Sousa Ribeiro; e um representante do Ministério da Defesa.

Postado por: GTO MACAU
fonte:jornaldosenado


Procura-se veículo de currais-novense que foi tomado de assalto em Parnamirim



Procura-se um veículo Pálio attractive 2011 cor prata, placas NOB-6660/Parnamirim que foi tomado de assalto em Parnamirim e paga-se uma gratificação de R$ 2.000,00 reais caso a informação leve a localização do veículo.
Qualquer informação ligar para (84) 9916-6580- 9961-6988 (proprietário), Parnamirim 9900-4660 J. Júnior-Currais Novos.

Postado por: GTO MACAU
fonte: oquentedanotícia


LÍDER DO FURTO AO BANCO CENTRAL É TRANSFERIDO PARA O CEARA EM SIGILO.


O líder do furto ao Banco Central, no Ceará, Antônio Jucivan dos Santos, mais conhecido como Alemão, foi transferido novamente para o estado em uma operação sigilosa da Polícia Federal.

A transferência foi determinada pela juíza federal Juliana Maria da Paixão. Alemão estava cumprindo pena na penitenciária federal de segurança máxima de Rondônia.A Secretaria de Justiça do Ceará solicitou a permanência do detento em Rondônia por mais um ano, pois não há penitenciária de segurança máxima no estado. Mas o pedido foi negado. Depois da condenação a 49 anos de prisão em 2008, Alemão passou por diversas penitenciarias, sendo transferido para Rondônia em 2012, quando teve a pena reduzida para 35 anos. O roubo O maior roubo do Brasil ocorreu entre os dias 6 e 7 de agosto de 2005, na sede do Banco Central, no Centro de Fortaleza. Os ladrões alugaram uma casa a 78 metros do banco e chegaram ao cofre por meio de um túnel com cerca de 4 metros. Segundo estimativa da Polícia Federal, R$ 164 milhões foram roubados. Até hoje, foram recuperados cerca de R$ 50 milhões, sendo R$ 30 milhões em bens. A primeira parte do montante foi recuperada 50 dias após o furto, na casa onde morava um dos suspeitos. Ainda em 2005, R$ 418 mil foram encontrados em uma casa em Natal. A investigação culminou na prisão de mais de 120 pessoas, das quais 37 tiveram envolvimento direto com o crime. Foi preso também o ex-prefeito de Boa Viagem Antonio Argeu, acusado de financiar R$ 100 mil para a execução do roubo. As últimas prisões efetuadas foram a recaptura de Alex de Sousa, em maio, além da confirmada nesta quinta-feira (2) cuja data de prisão ainda não divulgada. 

Postado por: GTO MACAU
fonte: G1 CE

Assembleia Geral Unificada define nova agenda de mobilizações para praças

Depois de reuniões sucessivas entre o Poder Executivo e associações representativas, militares intensificam mobilizações para a aprovação mais célere do Projeto de lei de Promoção de Praças.


 Assembleia Geral Unificada define nova agenda de mobilizações para praças

No início da tarde de ontem (25/11/2013), militares estaduais do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar estiveram reunidos com titulares das Associações Representativas de todo o estado, em Assembleia Geral Unificada, para tomar conhecimento sobre situação do Projeto de Lei de Promoção de Praças. Durante a reunião realizada no Clube Tiradentes, também ficou definida uma agenda de mobilizações se iniciam ainda nesta semana, em defesa da aprovação mais célere do documento.
Na ocasião, os participantes ficaram cientes de algumas modificações propostas ao Projeto de lei, pela Secretaria de Administração e Recursos humanos do Estado (SEARH), que foram rejeitadas, de antemão, pelos titulares das Associações, por entenderem que seriam prejudiciais à classe. Uma delas fez referência à retirada do texto da lei, da Promoção Trintenária - que assegura ao praça da ativa, ao término de 30 anos de serviço, a promoção à graduação imediatamente superior ou, sendo subtenente, ao posto de segundo tenente.
“Sob o argumento de melhor robustez jurídica, a Secretaria nos apresentou a contraproposta de que no lugar da promoção trintenária, o militar recebesse 5% do subsídio de um subtenente. Não aceitamos a proposta e o texto da lei será mantido na íntegra da mesma forma que foi elaborado”, observou o presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros do RN (ASSPMBM/RN), Eliabe Marques.
Na reunião, as Associações representativas também apresentaram aos participantes uma nova agenda de mobilizações, que já começam nesta 4ª feira, dia 27. Entre as atividades previstas na programação está uma nova reunião na SEARH para o encerramento do estudo do impacto financeiro que o Projeto pretende gerar aos cofres públicos – a única pendência para que o documento siga rumo à Consultoria Geral do Estado e, finalmente chegue à Assembleia Legislativa para aprovação.
“Infelizmente estamos vivenciando um absurdo. O projeto está desde agosto na SEARH e sabemos que houve tempo hábil para que seguisse em tramitação. Por isso, mais uma vez, ressalto aos colegas praças que se mantenham motivados para continuar nessa luta, que realmente exige sacrifícios, mas é plenamente necessária”, destaca Eliabe Marques. A próxima Assembleia Geral Unificada para os militares estaduais já tem data definida. Está programada para esta sexta (29), às 14h, no Clube Tiradentes.
Fonte asspmbmrn

Postado por: GTO MACAU
fonte:centoenoventa190

Royalties: Mossoró, Macau e Guamaré, juntas, arrecadaram quase R$ 10 milhões este mês.


A Petrobras, através da ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustível, divulgou o boletim sobre os royalties pagos às cidades que produzem petróleo e gás referente ao mês de Novembro/2013.

De acordo com os dados da ANP, Mossoró lidera a arrecadação, seguida por Macau e Guamaré. Juntas, as três prefeituras chegam a receber quase R$ 10 milhões.

Veja os 12 primeiros com os valores recebidos por cada município referente ao mês de novembro de 2013.
  Royalties pago aos municípios pela Petrobras
MunicipioValor
1Mossoro3.413.049,30
2Macau3.117.343,06
3Guamaré2.978.829,27
4Tibau2.900.072,11
5Alto do Rodrigues2.555.006,25
6Grossos1.358.446,86
7Areia Branca1.092.468,90
8Pendencias503.984,00
9Carnaubais290.021,89
10Caraubas249.914,47
11Felipe Guerra243.130,79
12Porto do Mangue202.875,82
Em tempo: O município de Pendências, que antes aparecia entre 3ª e 4ª em arrecadação, despencou para a 8ª posição após decisão judicial.
Toni Martins.

Postado por: GTO MACAU
fonte: Guamareemdia

Polícia resgata taxista feito refém durante assalto aos Correios de Severiano Melo

Foto: Márcio Morais (O Vale do Apodi)

Quatro homens armados fizeram um assalto aos Correios da cidade de Severiano Melo, no médio Oeste do Rio Grande do Norte. Parte do bando chegou a fazer um taxista refém, na cidade de Apodi e usado o carro dele durante a ação criminosa. O homem só foi resgatado após o táxi ser abandonado e a polícia o encontrar dentro do porta-malas do veículo.
As polícias Civil e Militar apuraram que dois homens fretaram o táxi na cidade de Apodi e, ao chegarem nas proximidades da cidade de Severiano Melo, obrigaram o motorista a parar, em seguida, o trancaram no porta-malas do veículo. Após realizarem o assalto, os bandidos fugiram com destino a BR-405. Nas proximidades da mesma rodovia, abandonaram o Vectra.
De lá, o bando conseguiu interceptar outro carro tipo Strada de cor branca, e fugiu pela BR. A policia suspeita que a caminhonete pode pertencer ao restante da quadrilha
A policia localizou o Vectra e resgatou o taxista que estava no porta-malas. A vítima foi conduzida à delegacia para alguns esclarecimentos. Várias viaturas de policia estão a procura dos assaltantes por toda a região.
O taxista ficou na delegacia de Apodi, aguardando a chegada da Polícia Federal, que vai interrogá-lo. A cidade de Severiano Melo dispõe de apenas um policial de plantão.

Postado por: GTO MACAU
fonte: centoenoventa190

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

TIROTEIO NA COMUNIDADE DAS PEDRINHAS ZONA RURAL DE IPANGUAÇU/RN DEIXA DOIS FERIDOS E UMA MULHER MORTA


Camila Navegantes Fernandes, 21 anos morreu a caminho do hospital
 


Na noite de hoje 25/11 por volta das 19:hs policiais receberam a informação que dois elementos chegaram na comunidade das Pedrinhas zona rural de Ipanguaçu e foram logo atirando.
As informações são que os elementos estavam em uma moto preta de capacete e balearam três pessoas, um homem conhecido por pimbinha que teria sido baleado mas não deu entrada no hospital, Damião Bento Soares foi socorrido e uma senhora por nome de Camila que estava sentada com duas crianças. Camila não resistiu a gravidades dos ferimentos e veio a óbito ao ser socorrida para o hospital regional de Assu.
Policiais de Itajá, Assu e Ipanguaçu se encontram no local..
Camila tinha sido presa no ultimo dia 02/11/2013 com materiais de construção...
 
fonte: focoelho.com
postado por: GTO MACAU.

domingo, 24 de novembro de 2013

Polícia encontra dinamite às margens da BR- 304


Policiais militares lotados no Destacamento Policial de Fernando Pedrosa na região central do estado encontraram neste domingo 4 bananas de dinamite. 

Segundo informações do blog Angicos Notícias, os explosivos estavam abandonados às margens da BR- 304 próximo a RN 041 rodovia estadual que dá acesso a cidade de Santana do Matos.

Ainda segundo a mesma fonte o material foi transportado até a sede da 2ª Companhia de Polícia Militar do 10º BPM em Angicos.

De acordo com o comandante da 2ª CIA de Policia, Capitão Rabelo Fernandes, as dinamites encontradas têm o poder de explodir não apenas caixas eletrônicos, mais um prédio de pequeno porte.

Ainda segundo o responsável pela jurisdição da região central, os explosivos deverão ser encaminhados para o 10º Batalhão de Polícia Militar, com sede na cidade de Assu, para que seja retido em segurança, em virtude do significativo volume encontrado, logo em seguida, direcionado a DP em Angicos, para realização dos procedimentos necessários.


Postado por: GTO MACAU
fonte: o camera

Polícia registra 22 assassinatos em 48 horas no Rio Grande do Norte

Crimes aconteceram entre a última sexta (22) e este domingo (24). Dia mais violento foi o sábado (23), quando 14 pessoas foram mortas.

Vítimas foram mortas dentro de uma residência localizada nos fundos de uma viela na zona Norte de Natal  (Foto: Henrique Dovalle/G1)
Três jovens foram executados a tiros no sábado
O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) do Rio Grande do Norte registrou 22 assassinatos nas últimas 48 horas no estado. Os crimes aconteceram entre a última sexta-feira (22) e este domingo (24) nas cidades de Natal, Parnamirim, São José de Mipibu, Antônio Martins, Pedro Velho, Caraúbas e Patu. Das 22 pessoas mortas, 21 foram vitimadas por disparos de arma de fogo e uma por golpes de faca.Só na capital potiguar foram 14 homicídios no período. Um dos crimes que mais chamou a atenção aconteceu na madrugada do sábado (23), quando três jovens foram executados a tiros em uma pequena casa na Vila Paraíso, no bairro de Igapó, zona Norte da cidade. Mortas com tiros na cabeça, as vítimas foram Givanílson Andrade Cardoso, de 15 anos, Rafael da Silva Diniz, 21, e Felipe Barbosa Pinheiro da Silva, 20.
Postado por: GTO MACAUfonte: G1RN

sábado, 23 de novembro de 2013

Delegadas discutem violência contra a mulher no RN; 45 já foram mortas


Evento acontece nesta segunda-feira (25) em várias cidades do estado.
Tema é alusivo ao 'Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher'.

Marcas de asfixia no pescoço da fisiculturista
Fabiana Caggiano, morta este ano em Natal
(Foto: Reprodução/Henrique Dovalle/G1)
A Associação dos Delegados da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Adepol) realiza nesta segunda-feira (25), em várias cidades do estado, eventos que irão debater a violência contra a mulher. Com o tema 'Violência Contra Mulher é Caso de Polícia', o objetivo é conscientizar, orientar e prevenir as mulheres potiguares a respeito do problema, além de também celebrar o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher. Segundo dados da Coordenadoria da Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias no Rio Grande do Norte (Codim), pelo menos 45 mulheres foram assassinadas este ano no Rio Grande do Norte.
A delegada Ana Cláudia Saraiva, presidente da Adepol, explica que as mulheres participantes terão a oportunidade de assistir palestras com orientações de psicólogas, pedagogos, médicos, assistentes sociais e de delegadas que atuam em cada cidade, além de participarem de sorteios e distribuição de brindes.

De acordo com a delegada Ana Paula Diniz, titular da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Caicó, no ano passado foram registrados 200 procedimentos de violência na cidade, uma das maiores do estado. Os casos incluem inquéritos e termos circunstanciados de ocorrência. Este ano, de janeiro a novembro, já foram registrados 197 procedimentos. “Ano passado 80% dos casos corresponderam à violência doméstica. Este ano, este percentual deve chegar a 90% - um crescimento que nos preocupa muito. Por isso a importância de o assunto ser cada vez mais debatido com a sociedade”, ressaltou.
Em Natal, o evento começa às 10h na sede da Adepol, que fica na rua João XXIII, no bairro de Mãe Luiza, zona Leste da cidade. Em Parnamirim, na região metropolitana da capital, a discussão começa às 8h30 e acontece no campus da Universidade Potiguar (UnP). Em Caicó, na região Seridó do estado, o evento será na Câmara Municipal de Vereadores a partir das 14h. Em Mossoró, no Oeste potiguar, o tema será debatido na Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) a partir das 8h30. No mesmo horário, a violência contra a mulher também será tema de discussão na Câmara Municipal de Santana do Matos, município a 190 quilômetros da capital. E, em Umarizal, também na região Oeste, a Câmara de Vereadores abre as portas para debater o assunto a partir das 17h.

Fabiana Caggiano era campeã de fisiculturismo
(Foto: Reprodução/Facebook)
A primeira vítima

A primeira mulher morta este ano no Rio Grande do Norte, vítima de violência, foi a fisiculturista Fabiana Caggiano, de 36 anos. Ela morreu no dia 2 de janeiro na UTI de um hospital particular de Natal. A princípio, acreditava-se que ela havia sofrido uma queda dentro do banheiro de um hotel da cidade, onde passava férias com a família. No entanto, perícias feitas pelo Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) atestaram que ela foi asfixiada pelo marido, o empresário paulista Alexandre Furtado Paes. Ele teve mandado de prisão expedido em 25 de janeiro, mas continua foragido até hoje.
O último caso de homicídio registrado contra uma mulher aconteceu na madrugada desta última quinta-feira (21), durante uma bebedeira dentro de uma casa em Parnamirim, cidade da Grande Natal. De acordo com a Polícia Militar, Tereza Tainar Lima Teixeira, de 30 anos, foi atingida com diversas facadas no peito e morreu no local. A suspeita de desferir os golpes, amiga de Tereza, foi presa no dia seguinte quando tentava fugir para o Ceará.

45 mortes em 2013

Segundo dados fornecidos ao G1 pela Coordenadoria da Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias no Rio Grande do Norte (Codim), pelo menos 45 mulheres foram assassinadas este ano no Rio Grande do Norte. No ano passado, foram 27 homicídios; em 2011, 12 mulheres foram mortas. Contudo, a coordenadora Erlândia Passos explica que os números de 2011 e 2012 representam apenas os casos registrados pelas cinco delegacias especializadas em defesa da mulher. Duas delas funcionam em Natal. As demais, em Mossoró, na região Oeste, Parnamirim, na Grande Natal, e Caicó, na região Seridó.
Sobre o atendimento às mulheres, Erlândia Passos informa que o Codimm mantém o número 0800-281-2336 funcionando 24 horas para atender ocorrências em todo o estado.
"Verificamos a procedência da denúncia e vamos até casa da vítima. Muitas vezes a denúncia parte do vizinho e familiar. Se comprovado, o caso é repassado para as autoridades responsáveis, como Justiça, Ministério Público e Polícia Civil", afirma.

Clara Rubianny, 26 anos, foi morta em Natal
(Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN)
RN acima da média nacional

A cada 100 mil mulheres, mais de seis morreram de causas violentas no Rio Grande do Norte, uma taxa que superou a média nacional entre os anos de 2009 e 2011. É o que mostra o estudo “Violência contra a mulher: feminicídios no Brasil”, divulgado em outubro pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A taxa corrigida de assassinatos foi de 5,82 por 100.000 mulheres no país, enquanto que o RN teve média de 6,31 mortes, deixando o estado na 15ª colocação no Brasil.

Segundo o estudo do Ipea, mulheres jovens foram as principais vítimas - 31% na faixa etária de 20 a 29 anos - como Clara Rubianny Ferreira, de 26 anos, estrangulada dentro de um apartamento em julho deste ano no bairro de Ponta Negra, na zona Sul de Natal. O principal suspeito do assassinato é o empresário paulista Eugênio Becegato Júnior, que era proprietário do imóvel e foi indiciado pela morte. Ele está preso aguardando julgamento.

Sanclea Fernandes Dantas, de 32 anos, estava
grávida (Foto: Arquivo da família)
Ao todo, 50% dos feminicídios ocorridos no Brasil envolveram o uso de armas de fogo. O número também tem reflexo no RN. Um dos casos que chamou a atenção foi o da empregada doméstica Sanclea Fernandes Dantas, de 32 anos, morta a tiros no município de Patu, na região Oeste potiguar. O principal suspeito é um jovem de 19 anos que teve um relacionamento amoroso com a vítima. Sanclea estava grávida de três meses e o suspeito seria o pai do bebê. Waedson Huerlley Araújo da Silva foi preso horas depois do crime. Indiciado por homicídio qualificado ele continua detido, mas nega ter matado a ex-namorada.
O estudo do Ipea registra ainda que a maior parte das vítimas era negra (61%), principalmente nas regiões Nordeste (87% das mortes de mulheres), Norte (83%) e Centro-Oeste (68%). A maioria também tinha baixa escolaridade (48% das com 15 ou mais anos de idade tinham até 8 anos de estudo).
As regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte concentram esse tipo de morte com taxas de, respectivamente, 6,90, 6,86 e 6,42 óbitos por 100 mil mulheres. Nos estados, as maiores taxas estão no Espírito Santo (11,24), Bahia (9,08), Alagoas (8,84), Roraima (8,51) e Pernambuco (7,81). As taxas mais baixas estão no Piauí (2,71), Santa Catarina (3,28) e São Paulo (3,74).
 
Cidade onde advogada foi morta a pauladas esta entre as 50 que mais ligam para a Central de Atendimento à Mulher
 
A cidade de Santo Antônio, localizada a 70 quilômetros de Natal, figura na 47ª posição dentre as 50 cidades com população de até 20 mil habitantes que mais ligaram para a Central de Atendimento à Mulher no país. A informação leva em conta a população feminina por grupo de 100 mil mulheres. Os dados são do balanço divulgado na primeira semana de outubro pela Secretaria de Políticas para Mulheres e são referentes ao primeiro semestre de 2013.
 
Corpo da advogada Vanessa Ricarda foi enterrado
na zona rural de Parelhas
(Foto: Anderson Barbosa/G1)
De acordo com os números, Santo Antônio tem 11.116 mulheres e efetuou 87 registros na Central no primeiro semestre de 2013. No Rio Grande do Norte, 66 municípios são atendidos pela Central de Atendimento à Mulher. Para entrar em contato com a Central de Atendimento à Mulher, basta ligar 180. As ligações podem ser feitas por qualquer telefone - seja ele móvel ou fixo, particular ou público (orelhão, telefone de casa, telefone do trabalho, celular). É importante saber que toda ligação feita à Central é gratuita.
Foi na cidade de Santo Antônio, em fevereiro deste ano, que aconteceu um dos crimes que mais chocou o estado. Dentro de um motel, foi morta a pauladas a advogada Vanessa Ricarda de Medeiros, de 27 anos. O acusado do homicídio é o ex-namorado dela, o policial militar Gleysson Alex de Araújo Galvão.
O soldado, que está preso desde o noite do crime, chegou a ser licenciado pela junta médica da PM no início do mês de outubro para se submeter a um tratamento de saúde mental. No entanto, para o juiz Ederson Solano, que acompanha o caso, o quadro de insanidade do acusado não foi comprovado. Durante audiência de instrução, o magistrado entendeu que em mais de seis anos de trabalho como policial militar, Gleysson nunca precisou ser afastado para se tratar de nenhum problema relacionado à saúde mental. Ele continua preso e aguarda sentença para saber se vai ou não a júri popular.

postado por: GTO MACAU.
fonte: G1 RN.

Macau: Projeto “Driblando o Crack” visa promover uma caminhada para conscientizar jovens.


“1º Tenente Sidclei mostra com orgulho junto com os policiais do GTO a camiseta do projeto”.

 

  
Orientar os jovens sobre os riscos que envolvem o consumo de drogas, em especial o crack, que hoje é um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade na 1ª Marcha contra as drogas.
Esse é o objetivo do Projeto Driblando o Crack em Macau, idealizado pela Igreja Batista com o apoio da 1ª CIPM.
Será realizada uma caminhada com saída às 15 horas da Ilha dos Coqueiros e chegada a IIha de Santana. Será imperdível!
Nota do Blog Guamaré em dia: Derivado da cocaína, o crack leva ao vício de forma mais rápida e traz prejuízo à inteligência e sociabilidade do usuário e o foco do mesmo passa a ser o consumo da droga, abrindo mão das atividades cotidianas, como o trabalho e a convivência em família. O uso constante passa a tomar conta da vida do usuário e ser mais importante do que qualquer outra coisa.

postado por: GTO MACAU.
fonte: Guamaré em Dia.

Casal é preso com bananas de dinamite em berço de criança


Flagrante foi feito em Mossoró e explosivos seriam usados em assalto a banco, segundo a polícia.

 

Foto: Marcelino Neto (O Câmera)

Policiais da Divisão de Polícia Civil do Oeste (Divpoe) prenderam um casal, nesta sexta-feira (22), e apreenderam 22 bananas de dinamite. Os explosivos estavam escondidos embaixo de um berço de criança. O flagrante foi feito na cidade de Mossoró, após um trabalho investigativo.

Foram presos Francisco Antônio Batista da Silva, de 21 anos, e Paloma Diniz Oliveira, de 20 anos. O delegado Renato Oliveira, que comandou a ação, informou que Francisco tem dois mandados de prisão em aberto e teria confessado que os explosivos seriam usados em arrombamentos de caixas eletrônicos de bancos.

Além das dinamites, os policiais civis apreenderam um rolo de fio detonador, balaclaves e uma balança de precisão. Ainda segundo o delegado Renato Oliveira, Francisco Antônio é suspeito de integrar uma quadrilha que atua em assaltos a bancos na região Oeste do Rio Grande do Norte.

postado por: GTO MACAU
fonte: portalbo

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Ladrões armados disparam vários tiros e assaltam banco no PR; assista

 

Assaltantes renderam clientes e funcionários; três pessoas ficaram feridas.
Roubo ocorreu por volta das 15h30 em um banco de Foz do Iguaçu.

Três pessoas ficaram feridas durante um assalto em uma agência bancária de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, por volta das 15h30 de quinta-feira (21). O delegado Luis Rogério Sodré disse que vários clientes e funcionários foram rendidos por cinco ladrões armados e que eles estavam vestidos com roupas semelhantes ao uniforme do Exército e com os rostos pintados. Câmeras de segurança da Guarda Municipal gravaram a ação, que durou aproximadamente cinco minutos. Assista. 



As vítimas feridas estavam nos caixas eletrônicos e se machucaram com os estilhaços das portas de vidro, que foram quebradas com vários disparos. O vídeo mostra quando o grupo chega em um carro e estaciona em frente ao banco. Em seguida, os assaltantes descem e começam a disparar vários tiros contra a agência.

Segundo o delegado, os assaltantes faziam uso de dois fuzis, uma espingarda calibre 12, uma submetralhadora, e pistolas semiautomáticas. A roupa camuflada e a pintura no rosto, explica o delegado, foram usadas para evitar o reconhecimento.

Após pegar o dinheiro dos caixas, os ladrões fugiram. Minutos depois, abandonaram o veículo em uma estrada rural. Até a manhã desta sexta-feira (22), um dos criminosos tinha sido preso. "Foi uma ação muito inusitada. Ainda bem que ninguém reagiu. Se tivessem feito isso, poderia ter sido muito pior", avalia Sodré.